A soma de todas as contribuições mais impostos arrecadados no ano de 2008 ultrapassou R$ 1 trilhão, sendo equivalente em termos percentuais a 35,8% do PIB. Esta marca é recorde para a série histórica que se iniciou em 1995. Em 2007, a soma dos três níveis de governo foi de 34,72% do PIB.
Em estudo divulgado ontem pela Receita Federal, do total arrecadado pelo governo 48,44% foi referente aos tributos sobre bens e serviços, 22,45% ligado à folha de salários, 20,45% para renda, 3,18% para propriedades e 2,04% para transações financeiras.
Para este ano as projeções são de redução na arrecadação tributária devido às políticas anticíclicas tomadas pelo governo visando amenizar a crise econômica mundial. Somente de janeiro a maio deste ano a renúncia fiscal já ultrapassa a casa dos R$ 11 bilhões. Em relação ao recorde da arrecadação em 2008, pode-se afirmar que de janeiro a setembro, a economia obteve um crescimento significativo. Este seria um dos fatores que corresponderam positivamente para a elevação do arrecadado. Vale ressaltar, que o crescimento em 2008 foi superior a 5% se comparado a 2007.
Um espaço dedicado para os temas ligados a Ciência Econômica. Elucidação de fenômenos macroeconômicos, textos sobre economia política, entre outros assuntos pertinentes a Economia. SEJAM BEM-VINDOS!!!
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Arrecadação Tributária em 2008 bate Recorde
Assinar:
Postar comentários (Atom)
muito legal seu blog cara, de verdade
ResponderExcluirVisite-me se puder
http://theocho888.blogspot.com
Estava mesmo procurando um bom blog sobre economia!
ResponderExcluirVou precisar muito pra minha facul!