Na faculdade de Economia se aprende
que os preços são rígidos para baixo. A eficácia de uma política macroeconômica
que enseja na redução pontual de preços de um determinado produto, serviço ou
insumo dependerá das expectativas racionais dos agentes econômicos (Governos,
empresas e famílias). Trata-se de uma hipótese onde as mudanças no comportamento
dos agentes, baseiam-se numa percepção combinada das informações do presente
com expectativas futuras do cenário econômico.
Destarte, a eficiência ou
resultado de uma política/medida econômica do Governo para os demais agentes
econômicos nem sempre são percebidos. Não é tão somente uma política de
desoneração fiscal, por exemplo, com redução de imposto, que o preço em geral,
de um determinado produto ou serviço irá refletir ao consumidor final.
Casos
recentes como o fim da franquia das bagagens em 2017, onde se houve, inclusive,
promessas de redução de passagens e, agora, ainda mais recente, a extinção de
impostos federais sobre o Diesel corrobora e exemplifica muito bem essa teoria
econômica.
No caso em específico, a rigidez do preço do Diesel se dá pela percepção
futura que o preço internacional e a desvalorização cambial persistirão a médio
e longo prazos, e além da sinalização de não intervenção na política
administrativa de Petrobrás. Então, até que não haja mudança mais relevante no cenário
externo e interno, a tão sofrida batalha pela redução dos preços dos combustíveis
vai se tornado em aumento de lucro para os empresários do setor.
YourRight. this good site for read . bisnis online | pakar seo | jasa seo | konsultan kreatif | kursus seo online | kursus adsense online
ResponderExcluirAgree. We must read this article more deeply in here . peluang usaha | jasa review | jasa penulis artikel | jasa content placement