segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Juros Exorbitantes, até quando?

Acirra-se a discussão sobre os elevadíssimos “spreads” cobrados pelo sistema bancário em geral e pelos bancos públicos federais, em particular. A partir da última quinta-feira (5/FEV), o BACEN passou a divulgar tabelas com as taxas de juros cobradas pelos bancos no cheque especial, crédito pessoal, financiamento de veículos e aquisição de outros bens, além de taxas específicas para pessoa jurídica.

No universo de 35 instituições, os juros do cheque especial para pessoa física, por exemplo, variaram de 1,97% ao mês no Banco Cruzeiro do Sul a 10,13% ao mês no banco Schahin. No BB a taxa é de 8,04%; Na CEF, 6,78%; no Itaú, de 8,58% e 8,77% no Bradesco. Nos empréstimos para capital de giro prefixado, numa tabela com 70 bancos, a menor taxa é de 1% ao mês no Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo. A maior é de 5,48% ao mês no banco CR2. O Banco do Brasil cobra 2,74%; a CEF, 2,17%; o Itaú, 2,88% e o Bradesco, 3,56%.

Para se ter uma idéia o Banco do Brasil, por exemplo, antes da crise operava com spreads de 1 dígito, hoje cobram juros de 58% ao ano para os empréstimos a pessoa física e 30,7% para as pessoas jurídicas. A irritação é perceptível em alguns ministros, além do presidente Lula, sobretudo com o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, em relação à elevação dos spreads cobrados após o agravamento da crise financeira internacional e a conseqüente contração do crédito. A corporação do BB que resiste em reduzir os juros está preocupada com o fato de essa medida reduzir a lucratividade da instituição, o que afetaria os acionistas.

A iniciativa do BACEN em divulgar os juros cobrados pelas instituições financeiras no país tem o objetivo de acirrar a concorrência entre estas instituições, contribuindo assim para a redução destas taxas, à medida que se torna acessível e de fácil acesso à população. Afinal, o governo quer que os bancos públicos operem com juros menores para forçar os privados a fazerem o mesmo. Nas próximas semanas, BB e CEF deverão anunciar uma rodada de redução em suas taxas.

5 comentários:

  1. Esses juros são demais... fico estremamente chateada com a quantidade de impostos que são cobrados para todos os brasileiro e ainda por cima tem-se que pagar juros para conseguir benefícios como o empréstimo... aff.. é a sentença do mundo capitalista que nos leva a tamanha exploração. quanto as taxas de banco, tiraram o CPMF, mas colocaram outra taxa que tem o mesmo potencial lucrativo no lugar.. chega dessas taxas, desses juros!!
    abraço

    http://caminhosdabio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, leitura clara(simples) e objetiva.
    Próximo tema poderia ser sobre consórcio vs alienaçao finduciária.
    O que acha?

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Interessante teu blog, uma leitura clara, sem palavras rebuscadas, pra brasileiro nao entender, parabens!!! Serei tua seguidora, beijos Belzinha. S e puderes viste o meu , bem diferente do teu, mas espero tua visita e teu comentario, beijos

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa, excelente matéria!! Sucesso!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog. Já acompanhando.
    Abraços e sorte
    Luciane

    ResponderExcluir