segunda-feira, 25 de maio de 2009

Cenário Econômico Brasileiro Piora

A Economia Brasileira deve recuar 0,53% neste ano, ante 0,49% na semana anterior. É o que projetam os analistas de mercado, segundo foi divulgado no boletim Focus desta segunda-feira pelo Banco Central. Esta tendência de piora é constatada pela terceira semana consecutiva em relação ao PIB. Para 2010 a projeção de crescimento se mantém há 12 semanas em 3,5%. Observa-se também piora na estimativa da produção industrial para o ano vigente, prevista para fechar o ano em declínio de 4,26%. A projeção para a Dívida Líquida do Setor Público manteve-se nos 39% - % do PIB – para este ano, variável esta que é importantíssima, pois quanto menor for esta relação, melhor será a confiança do investidor estrangeiro de que o país será capaz de honrar seus compromissos.

A expectativa para a taxa de inflação e taxa Selic se mantiveram inalteradas em relação ao relatório da semana anterior. Espera-se uma taxa básica de juros em 9% e IPCA em 4,33%. Já a taxa de fechamento de câmbio para o ano segue em queda pela segunda semana consecutiva, estimada para R$ 2,10.

Um comentário:

  1. Acredito eu que essa piora já era previsível, pois o governo super-estimou o crescimento, querendo proteger sua imagem e sustentar o "se chegar vai ser uma marolinha".

    http://blogprivatizado.blogspot.com/

    Estou seguindo seu blog e gostaria que desse uma olhada no meu, que também fala de Economia e política. Obrigado.

    ResponderExcluir