quarta-feira, 10 de junho de 2009

Brasil em Recessão

O IBGE divulgou ontem o valor do PIB referente ao primeiro trimestre deste ano, que apesar de ter sido abaixo do esperado, não escapou da recessão. Este conceito – recessão econômica - é atribuído quando ocorre um PIB negativo por dois trimestres consecutivos. Nos três meses iniciais deste ano, o PIB caiu 0,8% na comparação com o quarto trimestre do ano anterior e 1,8% sobre igual período do ano passado. Lembrando que ocorrera retração de 3,6% no último trimestre do ano anterior.

Sob a ótica da demanda, a surpresa se deu por conta do consumo das famílias. Estas gastaram mais 0,7% no primeiro trimestre em relação ao quarto trimestre do ano anterior, quando o consumo registrou queda de 1,8%. Já em relação ao primeiro trimestre de 2008, obtivera avanço de 1,3%. Já pela ótica da oferta, o setor de serviços foi o único a crescer nos três primeiros meses do ano em 0,8% em relação ao quarto trimestre e 1,7% sobre o primeiro.

Segundo os analistas, este resultado do primeiro trimestre, aumenta as chances do país encerrar o ano com um PIB positivo ou com uma retração pequena. Segundo relatório Focus desta semana, a projeção do PIB para este ano obteve uma leve melhora se comparado com o relatório da semana anterior, passando de -0,73 para 0,71. Após o conhecimento do PIB do primeiro trimestre com resultado abaixo do esperado, a tendência é atenuar essa expectativa negativa para o PIB nos próximos relatórios.

3 comentários:

  1. Entender de economia não é para qualquer um, parabéns pela demostração de conhecimento, habilidade e desenvoltura em seu texto!!!

    ResponderExcluir
  2. DEVE SER MUITO UTIL PRA QUEM ENTENDE =]

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus, ele é brasileiro :) Nosso PIB não está uma maravilha, mas nessa crise quem está não é verdade? Ano que vem sairemos da crise se Deus quiser!
    Abraços!
    Veja Pé na Viagem:
    www.penaviagem.blogspot.com

    ResponderExcluir