quarta-feira, 1 de julho de 2009

...15 Anos do “Real” Controle Inflacionário...

Quando Fernando Henrique Cardoso assumiu o Ministério da Fazenda em maio de 1993, já começou a preparar o novo plano de estabilização que seria lançado no final do ano. Ao final de 1993 se iniciara a implementação do plano mais engenhoso de combate à inflação já utilizado no país. Após uma série de tentativas fracassadas de planos heterodoxos na Nova República, o Plano Real, que hoje completa 15 anos, conseguiu reduzir a inflação e mantê-la sob controle até o momento pelo menos.

O Plano Real foi adotado gradualmente e não de surpresa, este não recorreu a congelamentos, mas a uma substituição natural de moeda, ou seja, percebe-se que este não incorreu aos erros dos planos anteriores.

Em julho de 1994, a inflação de 12 meses, medida pelo IGP-DI, era de 5.154%. Ontem o Conselho Monetário Nacional – CMN – fixou pelo sétimo ano consecutivo a meta de inflação de 4,5%. A discrepância entre as taxas inflacionárias do período anterior e posterior ao Plano Real é significante. É sabido que a estabilidade da economia é uma bandeira da PSDB, embora o PT apenas preservasse as bases do Real.

5 comentários:

  1. o real esta se consagrando como uma moeda forte

    ResponderExcluir
  2. pelo menos uma coisa o FHC fez de bom
    não esquecer que o Itamar Franco teve seus méritos também !

    www.ruivosuburbano.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nem tudo se foi perdido durante o governo dele, né?^^
    =*

    ResponderExcluir
  4. 15 anos, vi no jornal hehe,pra quem meche e trabalha com dinheiro, ou economia esse blog é uma ótima dica... Continue assim, sucesso pra você

    se possível visite meu humilde blog:

    http://turmadoloid.blogspot.com/

    ResponderExcluir