quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Variação do Dólar

        


        Apesar da ação de oferta de liquidez pelo BC tanto no mercado à vista quanto no mercado de derivativos  em relação as flutuações pertinentes ao Dólar, é importante lembrar que tais ações tem um efeito de curtíssimo prazo, haja vista, que os indicadores macroeconômicos dos EUA, tais como crescimento do PIB do segundo de semestre de 1,7% e recuperação de empregos são notícias animadores para investidores e especuladores retornarem suas divisas para as "fronteiras" americanas.
      Assim, apesar do Governo Brasileiro propiciar uma taxa de retorno maior que a dos EUA, muitos ainda optam pela Garantia do Governo EUA, então os mesmos retiram seus dólares do Brasil e voltam a apostar na Economia Americana, dessa forma, a oferta de dólares na Economia Brasileira recua, com a demanda inalterada ou com tendencias crescentes acabam por elevar sua cotação.
     Outro ponto macroeconômico muito importante são os seguidos déficits na balança comercial que até a segunda semana de agosto, acumula um déficit de US$ 4,39 bilhões, contra superávit de US$ 11,4 bilhões no mesmo período de 2012, de acordo com os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. 
    Os déficits na balança, de acordo com alguns especialistas que venho acompanhando, estão sendo ocasionados de forma relevante pelo PETRÓLEO, pois aumento da demanda interna pelo combustível, a queda das importações de petróleo pelos Estados Unidos e o recuo dos preços no mercado internacional acabam contribuindo  concomitantemente para que o Brasil esteja exportando menos e importando mais , assim menos dólares entrarem e mais dólares saem e consequentemente pressiona o valor do taxa de câmbio.                Destarte, é esperado que o caminho do dólar, pelo menos até o fim do ano, seja de alta, apesar de suas instabilidade. Portanto,para quem almeja fazer suas "apostas" façam para o caminho de alta. 
OBS: Essa minha análise baseia-se em informações macroeconômicas dentro do atual cenário econômico, como sou um simples graduado em Economia, não tenho acesso as informações dos "bastidores" do mercado monetário que podem ocasionar um considerável desvio padrão dessa minha simplória análise. Cotação do Dólar hoje, dia 21 de Agosto em 2,45.

Nenhum comentário:

Postar um comentário