quarta-feira, 8 de abril de 2009

Inflação em queda

A inflação oficial, mensurada pelo IPCA-Índice de Preços ao Consumidor Amplo, apresentou no mês de março uma variação de 0,20%, ante os 0,55% do mês de fevereiro. O referido índice abrange as famílias de rendimentos de 1 a 40 salários-mínimos que residem nas principais regiões metropolitanas do país.
A redução da inflação pode ser atribuída ao reflexo da crise econômica, que gerou um desaquecimento da economia. Entre os fatores que contribuíram para tal, pode-se destacar o aumento do desemprego, a precaução em relação aos gastos que as famílias tem em momentos de crise, além da contração do crédito que onera o consumo.
Vale salientar, que esta redução corrobora para as criticas em relação a redução tardia e ínfima da taxa de juros por parte do Banco Cental, uma vez que, o mesmo deveria ter feito cortes mais expressivos em momentos anteriores ao pico da crise, entretanto, optou por uma posição conservadora, temendo uma aceleração inflacionária.
O importante agora é que o Banco Central faça reduções mais expressivas para facilitar o acesso ao crédito e conseqüentemente reaquecer a nossa economia.
Na tabela abaixo, divulgada pelo IBGE, apresenta as variações dos grupos pesquisados.

5 comentários:

  1. Além do fator crise, pode-se explicar a queda da variação percentual do IPCA em Março se comparado com Janeiro e Fevereiro, às pressões sazonais, pois é perceptível a elevação do custo com educação no mês de Fevereiro se comparado com Março, dos gastos com planos de saúde também, dentre outras razões.

    ResponderExcluir
  2. Tudo tem seu lado bom pelo menos, nesse caso o Banco central fezer redução para a acessibilidade do credito
    bacana

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Muito interessante seu blog.. coloquei nos meus favoritos... é sempre bom estar atualizado sobre a economia Brasileira e Mundial...
    Não nos deixe sem atualizações please..
    Bjaoo

    www.jiujitsufeminino.blogspot.com

    ResponderExcluir