segunda-feira, 11 de maio de 2009

O Pior Da Crise Já Passou?

A primeira semana do mês de Maio ficou marcada pela euforia no mercado brasileiro de ações. A Bovespa já acumula alta de mais de 36% em 2009 ultrapassando a casa dos 50 mil pontos, além de reduzir as perdas em 12 meses em mais de 26%. As duas principais empresas do mercado brasileiro, Petrobras e Vale que respondem sozinhas por 37% do índice Bovespa, tiveram forte recuperação nos últimos meses. As ações ordinárias da Petrobras chegam a acumular alta no ano em mais de 50%. Fica a incógnita da sustentabilidade da alta de preços das ações com essa “euforia” de que o pior da crise já passou.

As boas perspectivas de início de recuperação da economia norte-americana somado com uma forte entrada de recursos no mercado doméstico contribuíram para a valorização do real ante o dólar na primeira semana de Maio. A moeda norte-americana fechou a semana cotada a R$ 2,068 registrando no acumulado do ano uma desvalorização em mais de 11%.

Os dados positivos da primeira semana de Maio, tirando por base a Bovespa, já que este é considerado o “termômetro” da economia, pode passar a impressão de que o pior da crise já passou, mas é preciso ter cautela com este otimismo exagerado e para muitos analistas ainda é cedo para dizer se a crise acabou.

4 comentários:

  1. Poisé...eu não sou um expert em economia..mas leio alguma coisa...conheço bem mais de politica...e fica notável que essa crise, na minha humilde opnião,abre brecha para seguinte pergunta: Esse sistema capitalista neoliberal não esta ruindo?Porque não pensar em outro meio de organização social politico e econimico?
    Vale lembrar que o Livro Capital de Karl MArx teve uma procura muito grande e muito rapida e escalou a lista dos livros mais lidos !
    Mas é isso...continue com este bom trablho de informação honesta e clara que este blog nos proporciona...
    http://debaixodocogumelo.blogspot.com/
    Filosofia SuRREalista de Botequim

    ResponderExcluir
  2. Px... todos esses termos "econômicos" me confundiram um pouco, apesar de já estar acostumado "forçadamente" pelas notas que passam constantemente na tv sobre assuntos similares...

    Parabéns pelo blog cara !
    Gostaria muito que vc tbm desse uma chegada no meu blog pra comentar sobre "Religião e Fé"... Abraços !!

    taí:
    www.tonblogando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ah! stou seguindo seu blog tbm... Qqr coisa estou à disposição no TonBlogando, flww

    ResponderExcluir
  4. Acredito sim que o pior da crise já passou, uma vez que o mercado começa a esboçar uma reação e números já apontam um retorno de capital estrangeiro ao Brasil. Um fato positivo da crise é o das grandes fusões surgidas da necessidade das empresas de fazerem frente as incertezas econômicas vividas.

    ResponderExcluir