sexta-feira, 5 de junho de 2009

Ibovespa em Alta

Os bons resultados dos indicadores externos divulgados na Zona do Euro e nos EUA, respectivamente, contribuíram para a formação de um otimismo no mercado. Otimismo este, que veio a contribuir para minimizar projeções ainda mais negativas do BCE (Banco Central Europeu) para o PIB da Zona do Euro em 2009, tendo impacto positivo nas principais bolsas de valores do mundo.

O Ibovespa fechou o mês de Janeiro deste ano em 39.300 pontos. Como se pode observar na tabela abaixo:
Pode-se observar uma variação significativa do índice em 35,36% se comparado com o fechamento do mês de Maio, que foi de 53.197 pontos. Apesar das seguidas reduções da taxa de juros doméstica, o país ainda apresenta uma das taxas de juros mais altas do mundo, o que propicia ao investidor uma remuneração atraente. O Mercado trabalha com expectativa de fechamento da Selic em 9% para este ano. Segundo dados divulgados ontem pela Bovespa, em Maio, os investidores estrangeiros representaram 37,16% do volume financeiro do negociado no pregão, ante 36,23% em Abril. Já neste mês, considerando apenas o pregão do dia primeiro, os estrangeiros representam 39,2% do volume de negócios, um recorde absoluto.

A dúvida é de se esta alta se sustentará. Alguns analistas projetam a bolsa acima dos 60mil pontos para este mês de Junho. Lembrando que na próxima semana haverá reunião do Copom para definir a nova Selic. Afinal, ainda é hora de entrar na bolsa e colher bons frutos no curto prazo?

Um comentário:

  1. Olha muito interessante o seu blog!

    O primeiro que leio com esses temos

    Abraços e Sucesso!

    ResponderExcluir