quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Ainda sobre o PIB.



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (12), dados da pesquisa referente ao Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios*.  Os dados são referentes ao ano de 2010, ano que a economia teve um ótimo desempenho com um crescimento 7,5%.  A pesquisa abrangeu todos os 5.565 municípios existentes no país e tem como destaque a centralização da economia, onde 50% da riqueza gerada (PIB) está localizada em apenas 54 municípios, com destaque para São Paulo (11,8%) seguido de Rio de Janeiro (5,0%), Brasília (4,0%), Curitiba e Belo Horizizonte ambos (1,4%) e Manaus (1,3%). Vale destacar ainda, que cerca de 1.325 cidades produziram apenas (1,0% ) do total do PIB.

Dentro da análise do IBGE, muitos municípios, principalmente no Norte e Nordeste, dependem, ainda, muito da administração pública com mais de 1/3 de dependência, conforme os dados divulgados nesta quarta-feira.

Assim, pode-se observar que a economia brasileira continua muito centralizada no eixo do sudeste com cerca de (18,2 %) e que incetivos fiscais e que políticas públicas federais e regionais são de suma importância para uma melhor distribuição da produção do país.

Vale ressaltar, ainda, principalmente para aqueles que condenam os programas assistenciais do Governo, que os programas de seguridade social, empregos públicos e os programas de transferência de renda como o BOLSA FAMÍLIA, são de EXTREMA necessidade para a maioria dos municípios no Brasil, haja vista, que são economias são pouco dinâmicas e com alto grau de dependência do setor público, conforme dados citados anteriormente.

Entre outras palavras, se não fossem programas assistenciais ou o emprego público, muito municípios viveriam num profundo caos social e financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário