segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Trecho da Reportagem do FHC a Folha Uol e minha critica.
"Folha/UOL: Agora, o PSDB, não obstante o sr. dizer que nunca foi um partido apenas pró-mercado, é um partido que fez, sob a sua administração, várias reformas para colocar o país mais em linha com um aspecto mais liberal da economia. Isso aconteceu. Privatizou, por exemplo.

FHC: Claro, claro. Mas não é por ser liberal. É pelas necessidades, pela contingência da globalização. Quer dizer, o Brasil tinha economia fechada com alta inflação. Como é que se vivia na nossa economia? Qual era a ideia? Vamos fechar? Aumenta a tarifa e vamos dar juros subsidiados para os nossos produtores. Isso ai era o ideal.

Bom, isso funcionou, com substituição de importações e deu resultado. Criamos um pacto industrial que não é pouca coisa, não é? Mas chegou um momento que, também, isso ficou acanhado. O Brasil está como se fosse um adolescente que está com calça curta. Tem que encompridar as calças, ou seja, preparar a economia e o governo para poder lidar com o fato de que a economia estava aberta. Não foi uma decisão ideológica. Foi uma decisão prática." VER EM: (http://www1.folha.uol.com.br/poder/poderepolitica/1194856-leia-a-transcricao-da-entrevista-de-fhc-a-folha-e-ao-uol.shtml)

Minha análise acerca
Concordo, de forma técnica, que o modelo econômico de substituição de importações estava saturado, e que também as privatizações de determinadas estatais se faziam necessárias, entretanto, a forma como se deu e alguns setores estratégicos privatizados é que foi por demais descabida. Além disso, discordo da opinião de FHC em dizer que as decisões não foram de cunho ideológico, pois lembro bem, que na época, ele e a quase totalidade dos integrantes do PSDB tinha na ponta língua a frase do "livre mercado" . Agora, o que realmente é notório é o PSDB querendo se desfazer da imagem de partido liberal, haja vista, que as políticas de Intervenção do Governo Lula e na continuidade com a Dilma, é que colocou o Brasil nos eixos do crescimento econômico sustentado. Além de que, as políticas liberais no mundo afora vem tendo consequências desastrosas. Assim, vejo que a cúpula do PSDB vem há algum tempo tentando se fazer da imagem de partido com ideologia liberal, não só o PSDB mais outros que até então defendiam a bandeira o Liberalismo Econômico.Lembram do PFL que virou DEM?

Nenhum comentário:

Postar um comentário