sábado, 26 de janeiro de 2013

Um absurdo!!!!!




        Eu acho que até uma pessoa do mundo do estilismo e moda é capaz de compreender que a Europa (quase totalidade) vem se arrastando numa crise sem "precedentes", os EUA tentando se reerguer, a China, por sua vez, teve o pior crescimento dos últimos 13 anos, (1999, foi quase 10%), enfim, quase todas as maiores economias em recessão ou quase, e os catedráticos de DAVOS vem dizer que os países do BRICS, dando ênfase no Brasil, perderam o Brilho? 

       Tudo bem que a relação comercial do BRASIL e com o mundo é irrisório, comparado ao PIB, ou seja ,nosso forte é mercado interno. No entanto, os Empresários e empreendedores em gerais, assim como investidores externos se deixam influenciar com as notícias nada favoráveis ao cenário econômico mundial - vejam que eles só investem com ajuda direta do governo, seja com incentivos fiscais ou com empréstimos a baixo custo e a perder de vista - dessa forma, ficam temerosos em investir contaminando, assim, todos os outros agentes econômicos, inclusive as famílias que passam a gastar menos e poupar mais e como consequências gera-se um desaquecimento interno da Economia.

   Mas se os catedráticos de DAVOS considerassem nossos indicadores econômicos internos ( inflação sob controle,reservas cambiais, taxa de desocupação) aproveitando, cito aqui alguns indicadores que o meu ex e brilhante Professor Francisco Aberto Oliveira escreveu no nosso Grupo de Economia no Face:

 “taxa de desocupação estimada em 4,9%, a menor para o mês de novembro desde o início da série (março de 2002) e a segunda menor de toda a série (a menor foi de 4,7% em dezembro de 2011); a população ocupada (23,5 milhões) estável em comparação a outubro e superior em 2,8% a novembro de 2011; o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) com variação de 0,69% em dezembro fechando ano em 5,78%, inferior ao do ano de 2011 (6,56%); e as Reservas Internacionais que no dia 24 de dezembro de 2012 estava em US$ 378.473 milhões.

    Então, eu pergunto será que esses “entendidos” de DAVOS levaram isso em consideração, ou fizeram uma análise pífia e abstrata consideração apenas o crescimento do PIB?
Ademais, citam o México como mais novo “queridinho” , agregando ainda, o que eles chamam de “velha guarda” : a Nigéria, Filipinas e Turquia. Agora eu pergunto, será que os catedráticos se deram o trabalho de analisar o crescimento desses países? Estão crescendo com solidez como nossa Economia? Ou a custa de endividamento, como é de praxe do México.
   O que posso concluir dessa matéria, considerando os sucessivos e grotescos ataques da Revista de Economist , além de declarações descabidas de outros líderes políticos com a nossa Economia ,em especial a equipe econômica do Governo, só pode ser conspiração, porque falta muitos fundamentos e coerência nessas noticias e ataques.

Eis aqui a matéria em questão: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1220841-para-davos-brasil-perde-o-brilho-e-brics-se-reduzem-ao-c-de-china.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário