domingo, 9 de dezembro de 2012

E o PIB heim?!


O PIB cresceu 0,6% no 3º trimestre de 2012*, comparado ao trimestre anterior, e chega a R$ 1,10 trilhão. Foi um resultado aquém do que previam o Governo e o Mercado, que estimavam em cerca de 0,9% a 1,4% respectivamente.
    Assim, espera-se que o ano de 2012 termine com um pífio crescimento de 1%.

                         Motivo para desespero? 

-Certamente, NÃO! temos uma quantidade boa de variáveis econômicas ao nosso favor (Reservas de dólares,baixo nível de desemprego,inflação sob controle..).
No entanto, recomendo que tenham cautela em fazer gastos com prazo de pagamento muito longo,pois se as medidas de incentivo do Governo (linhas de crédito, redução de impostos) não reanimarem nossa economia,ai sim, os cintos irão apertar.

                  Os vilões que estão atrapalhando nosso crescimento (que eu acredito)

1. A nuvem negra que paira no céu Europeu.
2. O consumo das famílias em ritmo menor, devido ao endividamento.
3. A extrema cautela e receio que os empresários têm em investir.Quando fazem é com auxílio do Governo.
4. O Custo Brasil,que inclusive é dos responsáveis pelo processo de desindustrialização*

                            * Vejam!

 Talvez não saibam,quase 70% da nossa economia é levada nas costas pelo setor
terciário, ou seja, o comércio e serviço em gerais.


                   O que esperar?

- Acredito que o Governo Dilma vem adotando medidas coerentes para buscar um crescimento mais relevante para nosso país. A iniciativa de reduzir a tarifa elétrica, além dos incentivos fiscais propostos, é um "antibiótico" muito bom, frente as "pílulas do mato" propostas pelos oposicionistas.


*Ver relatório IBGE.
http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=2272&id_pagina=1&titulo=PIB-cresce-0,6%-em-relacao-ao-2%BA-tri-de-2012-e-chega-a-R$-1,10-trilhao

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. E pergunto...E o Dólar?? E os importados (chineses)que invadem nosso mercado, antes apenas com portáteis, hoje roupas, bolsas e até calçados? E quanto às despesas da copa? Agora teremos empregos e movimentação do mercado, ótimo. E as dívidas (investimentos??) pós-copa ,como serão. O Brasil, que é a bola da vez, esta sendo usado e mascarado para curtir todos os gastos (investimentos???) da copa, enquanto o nordestino implora por um balde de água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo comentário Debora Lima.
      Em relação seus diversos questionamentos,apesar de alguns não estarem bem explícitos, posso te dizer que em relação ao produtos chineses ou de que qualquer outro país,isso trata de livre comércio e o Brasíl já responde na OMC (Organização Mundial do Comércio) processos por práticas protecionistas, as quais o signatários são proibidos de fazer, ou seja, o Governo pode ajudar até determinado ponto nossa indústria de calçados,no entanto,é preciso esforço dos empresários para inovarem ou planejar um ambiente de maior competitividade de suas indústrias. Quanto às indagações relativas a Copa do Mundo, posso dizer que temos um custo benefício, até certo ponto, favorável para economia,destacando-se o Turismo e as infraestruturas que serão construídas.Contudo,assim como você, me preocupo o pós copa, pois assim como foi o Pan no Rio , certamente teremos o conhecidos elefante brancos, obras megalomaníacas que depois do evento terminam sem utilidade alguma. Quanto a nós Nordestinos,historicamente,somos desfavorecidos nas politicas públicas federais, somo lembrados em épocas de eleições e esquecido na seca, mesmo assim temos obtidos algumas grande conquistas no Governos mais recentes. Enfim, espero que eu tenha, pelo menos parcialmente, esclarecido alguma coisa.

      Sds!

      Excluir