sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Parte II

Há uma grande correlação da variação do dólar com os diversos indicadores macroeconômicos nacionais, por isso, em determinadas situações uma valorização cambial pode impactar positivamente ou negativamente no desempenho da economia.

Uma moeda nacional forte favorece ao bem-estar da sociedade como um todo, os bens de luxo e de alta tecnologia, a maioria importados, ficam mais acessíveis, as viagens ao exterior mais em conta, alguns insumos importados, como o trigo, para a produção de alimentos, reduz o preço de diversos outros.

Entretanto, vale lembrar, que ao longo prazo a apreciação pode prejudicar alguns setores da sociedade, por exemplo, os exportadores que recebem em moeda estrangeira, quando a Real se valoriza há diminuição nos ganhos, assim muitos acabam desistindo ou falindo, podendo ocasionar um desaquecimento das exportações e ocasionando um déficit na balança comercial.
Na taxa atual, que está em cerca de 1,75, não houve, ainda, nenhum ônus relevante que esteja prejudicando o cenário econômico atual, assim indicadores internos como o PIB, a taxa de inflação seguem com boas expectativas, já considerando a retomada da economia após a crise financeira que abalou o mundo.

Os indicadores externos, como a balança comercial seguem, também, positivamente.
Nesse contexto, nós brasileiros podemos ficar tranqüilos e satisfeitos com as noticias acerca da valorização cambial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário