sexta-feira, 2 de outubro de 2009

"Real é moeda que mais ganhou valor na América Latina"(Valor Econômico)


Com valorização 31,44% sobre o dólar no acumulado do ano, o real é a moeda que mais se valorizou na América Latina, segundo levantamento feito pela Economatica. O excesso de dólares em âmbito mundial e a necessidade de se rentabilizar esse capital via investimento em ativos de risco também influencia a formação de preço de outras moedas da região.
De janeiro a setembro, o peso chileno acumula alta de 17,01% sobre o dólar, o peso colombiano avança 16,73%, o sol peruano ganha 7,99%, e o peso mexicano registra alta de 2,52%. Na contramão, o peso argentino perde 9,87% sobre o dólar no acumulado de 2009. Só no terceiro trimestre, o ganho de valor da moeda brasileira foi de 9,76%, perdendo, apenas para o peso colombiano, que subiu 12,31% no período.
Ainda no ranking trimestral, o sol peruano avançou 3,48%. Já as outras divisas acompanhadas perderam valor para o dólar. Entre julho e setembro, o peso chileno se desvalorizou 2,63% ante a moeda americana. O dólar também ganhou espaço sobre o peso mexicano, que fechou o trimestre valendo 2,37% menos, e sobre o peso argentino, que teve perda de 1,04%.
A consultoria também calculou a relação euro/dólar. No ano, a moeda comum europeia tem alta de 5,22% sobre a divisa americana. Só no terceiro trimestre, a valorização do euro foi de 3,60%. (Valor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário