sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Taxa de câmbio e sua relevância na Economia (Parte I)

Ultimamente, as colunas de economia dos Jornais e telejornais, vêm destacando com bastante freqüência a valorização do Real sobre o Dólar, entretanto, é notório a dificuldade das pessoas de entender sua relevância para o cenário econômico Nacional e as causas de sua valorização.

Para iniciar, irei explicar de forma sucinta, a interpretação de alguns termos que são pertinentes às suas variações.

O principal termo utilizado é a taxa de câmbio, que significa a relação da moeda nacional com a moeda estrangeira, nesse caso, o dólar. É através da taxa de cambio que sabemos quanto precisaremos dispor de reais (R$) para se obter determinada quantidade dólares ($).

Nos jornais, normalmente, menciona-se que a taxa subiu ou caiu, isso às vezes causa certa confusão para o público leigo, pois quando a taxa cai, houve, na verdade, uma apreciação ou valorização cambial, que significa que precisaremos de menos reais para se obter uma mesma quantidade de dólares. Assim, o termo cair, pode levar a falsa impressão de perda de força da moeda.

Por outro lado, quando a taxa sobe temos uma depreciação ou desvalorização cambial, que significa que precisaremos de mais reais para se obter a mesma quantidade de dólares.
As forças que interagem nesse movimento de queda e alta dependem do regime de cambio adotado pelo país, no caso do Brasil, desde 1999, adotou-se o regime de cambio flutuante que vigora até hoje.

No regime flutuante, o cambio é determinado pelas forças da oferta e demanda da moeda no mercado, chamado mercado cambial. O Dólar ofertado é oriundo de investidores estrangeiros, exportação de bens e serviços, turistas e outros. Enquanto a demanda, provém de importadores, turistas brasileiros que vão ao exterior, empresas multinacionais que enviam lucros para os países de origem e outros.

Dessa forma, assim como um bem qualquer, se a demanda for maior que a oferta de dólares, tem-se uma pressão, o Real irá se desvalorizar, enquanto o dólar se valorizará, ocorrendo nesse caso uma depreciação cambial. Numa situação inversa, ocorre uma valorização ou apreciação do Real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário