segunda-feira, 30 de março de 2009

IPI Reduzido Reativa Vendas de Veículos

As vendas de veículos neste trimestre ficarão acima das registradas no mesmo período do ano passado. Do início de janeiro até o dia 25 deste mês foram vendidos no país 606,7 mil veículos, representando 2,8% na comparação com igual período de 2008. Se a média de vendas diárias mantiver até o final deste mês, uma projeção modesta indica que o trimestre encerrará com pelo menos 653 mil veículos vendidos. Para se ter uma ideia, nos primeiros três meses de 2008, o volume somou 647,9 mil unidades.

Muitos consumidores não arriscaram contar com a prorrogação do IPI reduzido que, a priori, valerá até o dia 31 deste mês, e efetivaram suas compras. Dado que a estimativa de vendas foi excelente no mercado doméstico, o governo já estuda prorrogar o prazo de redução do IPI, garantindo empregos no setor automobilístico. Em dezembro, os estoques passavam das 305 mil unidades, o que equivale dizer que a indústria poderia vender sem produzir por mais de 50 dias. Hoje, este número gira em torno de 175 mil unidades, equivalendo a 20 dias de vendas, por isso muitas firmas já estão antecipando a volta de empregados que estavam em casa ou em licença remunerada. Então, a redução do IPI foi uma medida positiva para o país reativar a venda de carros, fazendo com que algumas empresas como a Ford, por exemplo, ampliassem sua participação no mercado. Assim, nosso país vai contornando a crise.

3 comentários:

  1. Meus parabéns pelo post, apesar de não entender muito da área econômica, sei bem que para falar sobre esse assunto é preciso conhecê-lo bem.
    E para mim, qualquer um que o conheça bem, merece o meu respeito pela inteligência.
    Parabéns :D
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Pois é... estou torcendo pra que isso tudo melhore!!!!

    ResponderExcluir